Tuesday 27 August 2013

Choice.

Mais um longo inverno e eu volto para falar sobre coisas que talvez não farão tanto sentido para você.
 
Se tem um pensamento que ronda a mente de cada ser humano que está sentado na frente de um computador ou com um celular na mão lendo o que escrevo nesse segundo é de que "Quando éramos mais novos as escolhas eram mais fáceis".

Lembro-me de que talvez há uma década atrás a minha maior escolha era entre Doritos ou o Cheetos Requeijão, e era tão fácil saber que eu levaria o Doritos.

A primeira grande e dolorosa escolha é a que fazemos aos 17 ou 18 anos, decidindo qual será a nossa formação, a que regerá nossas vidas por anos e anos e que nos dará a oportunidade de suprir as necessidades do nosso lar; a segunda talvez seja a nossa especialização que vem logo em seguida.

Escolhas são doloridas, porque se temos que escolher é porque estamos em dúvida entre mais de uma opção, seja opção de tristeza ou felicidade, ou opção que não sabemos que tipo de impacto ou sentimento bom ou ruim irá desencadear em nossas vidas.
Às vezes chega um momento em que não podemos mais apenas escolher o que mais nos convém. Chega um momento em que as escolhas não envolvem mais a sua vida, porque a sua vida envolve outras vidas e você precisa ser frio o bastante pra entender pra onde sua decisão vai lhe levar. É perto, é longe, você está disposto a pagar o preço de ver outros pagarem o preço? 
Sinto que somos egoístas demais com nossas escolhas, todos nós.

A vida é uma grande estrada, todos nós temos um ticket só de ida para ir avante. Nós podemos escolher uma saída que nos leva para a areia branquinha banhada pelo oceano, ou podemos escolher uma outra saída que nos leva para regiões montanhosas com cachoeiras; nós podemos escolher seguir em frente e escolher outra saída que nos levará para a praia mais avante, mas essa praia nunca será a mesma praia que você deixou na primeira saída ao escolher as montanhas, a passagem é só de ida. Nós nunca somos os mesmos após escolher algo, nunca.

Eu não tenho uma receita para curar escolhas equivocadas, muito menos vou saber prever se isso que você pensa em fazer agora vai acarretar algo ruim ou bom para sua vida. Mas sei dizer que podemos ser mais altruístas ao decidir por algo e também pensar mais de 7 vezes antes de seguir.

Ainda assim, continue seguindo em frente.

Um abraço para o Comum; o maior filósofo do século XXI que eu conheci. Você é especial para mim irmão.

No comments:

Post a Comment